Transição Capilar: o que esperar de cada fase

A transição capilar é um processo gradual que exige paciência. É normal sentir-se sobrecarregado com as duas texturas de cabelo. Aceitar comentários negativos pode ser desafiador, mas ter cabelo cacheado é uma prova de força contra os padrões sociais.

Compartilhe em suas redes sociais!

Está tudo bem também desistir por não aguentar os comentários maldosos que a transição carrega consigo, junto com todo o julgamento que o cabelo cacheado tem.

Ter um cabelo cacheado já é sinônimo de força, e ostentar um é resistência contra o que a sociedade impõe como aceito. Mas tudo tem um preço, e na transição capilar não seria diferente.

A primeira fase da transição, que pessoalmente é a fase zero para mim, é a decisão de ter o cabelo cacheado de volta. Não é uma decisão fácil e leva tempo até ela ser de fato, definitiva.

Depois, temos o início da transição de fato, onde quem transiciona deixa de usar químicas como progressivas e outros alisamentos nos fios. O cabelo cresce cerca de um centímetro por mês em média, então os cachos começam a aparecer.

Vale lembrar que, a parte alisada não vai cachear de novo, a não ser que a pessoa faça um procedimento chamado permanente, onde é aplicado um produto químico nos fios e, os mesmos são envoltos em bigodins para que a forma seja memorizada.

A transição pode durar anos, isso por que depende do comprimento capilar que você quer antes de cortar. Sim, você vai ter que cortar, pois como dito antes, o cabelo liso não cacheará mais.

Porém, outra fase da transição é o corte. Dito acima, não existe um tamanho mínimo ou máximo para isso, você decide quanto tempo esperar seu cabelo crescer. Algumas pessoas demoram anos para passar enfim pela transição.

Outras pessoas optam por passar pelo big chop logo no começo. Esse termo é designado para a retirada total da parte lisa do cabelo. Algumas pessoas o fazem com pouco tempo de raiz crescida, outras demoram anos para tomar coragem.

Hoje em dia, com o boom dos cabelos cacheados, as empresas de produtos capilares criaram produtos especialmente para nossos fios. E quando falo de produtos específicos, digo para cada tipo de curvatura.

A transição capilar não é fácil, mas não precisa ser dura. Não seja consigo mesmos.

Thalita Santos - Criadora de Conteúdo e Maquiadora

0 comentários