Por que o ácido retinóico é o Santo Graal dos ingredientes antienvelhecimento?

A tretinoína, também conhecida como ácido retinóico, é o há de mais poderoso entre os ácidos. Ele ajuda na redução de manchas, acne, além de suavizar rugas. É comercializado na forma de cremes ou séruns.

Compartilhe o post em suas redes sociais!

Para começar o assunto, existem três tipos desse mesmo ácido: ácido retinóicoretinol pró-retinol, porém, todos eles são derivados da Vitamina A. O que diferenciam eles é o poder de tratamento.

ácido retinóico possui uma maior concentração de vitamina A em comparação aos outros dois, logo, ele traz uma eficácia mais rápida em sua ação.

Já o retinol, possui uma formulação mais suave, e pode ser integrado a rotina de skincare, além de ser encontrado com facilidade em lojas de cosméticos ou farmácias.

Por outro lado, o pró-retinol possui a formulação mais suave dos três, trazendo os benefícios do retinol, mas com liberação de ativos de forma gradual.

Quais são os efeitos colaterais desse ácido?

Agora que sabemos a intensidade de cada um deles, é preciso ter em mente que, quanto maior sua concentração, maiores os efeitos colaterais e seu tempo de surgimento.

No caso do ácido retinóico, por ter uma concentração mais elevada, tende a ter seus efeitos colaterais se mostrando de forma mais rápida, podendo ser eles vermelhidão onde aplicado,  sensação de ardência ou de picadas na pele, ressecamento, manchas ou caroços na região, efeito peeling (descascamento na área aplicada, também conhecido como peeling químico), entre outros.

Já o retinol pró-retinol podem apresentar os mesmos efeitos colaterais, porém de forma mais gradual (assim como seus benefícios na pele) dada a sua baixa concentração de vitamina A, como mencionado antes.

Onde encaixar o ácido retinóico na minha rotina de skincare?

Por ser um ácido, a indicação de uso é noturna, sendo que ele pode causar manchas na pele (além do protetor solar durante o dia ser item essencial, usando ácido ou não).

Você pode dormir com o ácido retinóico (uso noturno) no rosto, e lavá-lo pela manhã e fazer uso do retinol ou pró-retinol pela manhã – sempre usando protetor solar.

Uma opção de uso pela manhã seria: limpeza facial, tônico, retinol ou pró-retinol, creme hidratante e protetor solar. Já para uso noturno, você pode seguir essa sequência, substituir o retinol/pró-retinol  pelo próprio ácido de maior concentração, sempre lembrando de lavar o rosto pela manhã.

É muito importante que você consulte um médico antes de adicionar qualquer ácido em sua rotina de skincare. Esse post é um compilado de outras informações e não substitui a opinião de um dermatologista

Fontes:
  • https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/beneficios-do-acido-retinoico-para-pele/
  • https://www.loreal-paris.com.br/acido-retinoico
  • https://www.tuasaude.com/acido-retinoico/
  • https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2023/04/como-usar-o-retinol-ativo-padrao-ouro-contra-envelhecimento.shtml
  • https://mantecorpskincare.com.br/blog/hidratacao/para-que-serve-o-acido-retinoico

Thalita Santos - Criadora de Conteúdo e Maquiadora

0 comentários